Da série Pessoas Phinas

Ivan Lessa sonha na lingua inglesa, mas escreve em português, pro teu bem, gato

Ivan Lessa sonha na língua inglesa, mas escreve em português, pro teu bem, gato

Por L’Andreis*

I – Ivan Lessa

Londres só se tornou essa coisa clichê aí de baixo porque um dia foi a capital classuda do mundo e todo mundo queria ir pra lá, mas não podia ($$$$$). Infelizmente, veio o plano real e daí puderam ($$), e o resto você sabe: filas no aeroporto. Enquanto Nova York ainda engatinhava e só Woody Allen e Frank Sinatra davam realmente bola pra lá, Londres estava estabelecida, na maioridade, e, naquela época era assim, juro, cheia de ingleses.

Entre casas de chá e fish and chips, chegou lá um moço, na verdade nem tão moço, com fala mansa e escrita phina. Tem um humor quase bobo, que quando critica alguém é tão discreto e de um raciocínio tão rápido que aposto que os citados sorriem e pensam: maroto.

Poderia ter sido um amante a la Vinicius. Se foi, não sei, não sabemos, nem Danuza sabe. Ele é um Lord e sabe que disso não se fala. Amigo do compositor mulherengo, escreveu uma das frases que melhor define sua personalidade: “Assim era Vinicius. Estava sempre se despedindo de uma amiga e esperando outra”.

Ivan Lessa esperou 30 anos para voltar ao Brasil, depois de se despedir em 1978 . Voltou porque a Revista Piauí pagou e foi do texto para a Revista Moreira Salles que eu tirei as aspas. Sobre esta distância do Brasil física e emocional, que todo mundo acha esquisito, ele gentilmente explica: “Minha mãe mora em Portugal e meus amigos não vivem mais no Rio ou morreram”. Além disso, o Brasil ele já conhece, então é melhor passar as férias em um lugar diferente. Quem pode julgá-lo?

Ele começou a carreira meio sujinho no Pasquim. Mas na ditadura era muito phino ser de esquerda e militante. Não havia outra opção para os inteligentes. E ele não militava fumando maconha. Escrevia prosa, verso e humor com, não tenho medo de dizer, a melhor pena desde Machado.

Escolhi Mr. Lessa para abrir esta seção porque ele trabalha na BBC, (trabalhar, trabalhar, não: ele tem um programa sobre literatura e faz crônicas: suor não é phino), foi para Londres antes de qualquer cabecinha cheia de piercings pensar nisso, escreve sempre como se tivesse um cubano a ser fumado, uma dose de gim por tomar e a Ava Gardner para fazer sorrir e é (na verdade foi) loiro de olhos azuis. Atualmente, conserva a dignidade dos grisalhos não pintando o cabelo que está ali, sem sinal de queda . Ainda: mora entre Kensington & Chelsea, é filho de diplomata e no Rio só morou na Zona Sul.

Tenho certeza de que se eu fosse uma cocota carioca dos anos 50, seria groupie de Ivan Lessa. Como voltar no tempo nem meu pai de santo nem a Sophia Loren conseguem, e saudosismo é coisa para senhores como ele, que usam xadrez e tem um monóculo para ocasiões especiais, eu, com meus óculos de aros grossos brancos (pretos, por favor, nem com esparadrapo fica descolado), só posso homenageá-lo, se não com um título de Sir, com título de Phino (vou ficar devendo o Sir, Ivan, Princípe Willian não retorna mais minhas ligações desde que disse na frente de Charles que detesto Camila ).

*L’Andreis não acha phino brasileiro em Londres. Quebrou o salto de seu Manolo Blahnik ao tentar fugir de brazucas na Victoria Station. Promete não voltar lá tão cedo, mas jura que toda quinta vai estar aqui.

3 Comentários

Arquivado em fica aí a dica, homem phino, L’Andreis, personalidade com PH

3 Respostas para “Da série Pessoas Phinas

  1. Em homenagem a você, L’Andreis, e à sua coluna de hoje, criei uma categoria nova, somente pros que nos merecem, como Ivan Lessa: personalidade com PH. Lindo texto!

  2. L´Andreis

    Amei a personalidade com PH.
    Obrigada, Rafa.

  3. Vc tb escreve mto bem. Ótimo texto.
    Abs, Elianne

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s