Cidades com PH: Barcelona

fominha, gata? pensa no manequim 38, ok?

fominha, gata? pensa no manequim 38, ok?

Por Ana Carolina Almeida*

Não é a toa que quem conhece Barcelona diz que é a melhor cidade do mundo. Comprovei isso logo na primeira vez que estive aqui, em 2007.

Embora estivesse de passagem, tive a certeza que essa seria a cidade escolhida para viver para o resto da vida. Do aconchego das suas ruazinhas estreitas, a imensidão de suas largas avenidas, Barcelona se faz encantadora.

A diversidade na arquitetura, caracterizada, principalmente pelas obras de Gaudí, te faz viver em diversos períodos da história indo apenas de um bairro a outro. A grande quantidade de museus que vão desde o Museu de l´Erotica até o Museu del Perfum, com mais de 5 mil peças em exposição, passando pelo Museus Picasso e Miró, que dispensam apresentações.

Os parques arborizados, presentes por quase toda a cidade, te aproximam da natureza, e, como se não bastasse, as praias maravilhosas, que fervem de gente phina, basta o Sol ameaçar a aparecer. O calor das pessoas, a diversidade cultural, essas e outras coisas fazem Barcelona ser um lugar único na Europa.

Um lugar em Barcelona que voê nunca foi:

SMS Delícies

Numa dessas típicas ruazinhas bem estreitas que ficam escondidas dentro de outras ruazinhas mais escondidas ainda, existe um café, que, olhando por fora, você não dá nada, sempre aquele estilo, meio sujinho, com o menu escrito em lousinhas e cartazes colados pela parede. Na verdade, o SMS Delicies se trata de um restaurante, porque também servem almoço e janta.

Por sinal, faz super jus ao nome, pois é um dos lugares mais deliciosos de Barcelona. Não apenas para comer. Apesar de ser bem feinho por fora, já diz o ditado “o que importa é o conteúdo”, o ambiente é super agradável, um lugar pequeno e aconchegante, com luzes baixas e uma decoração simples, porém que dá todo um charme ao lugar. Mas vamos ao que interessa: a comida.

não conhece? é por isso que você lê o EBDP

não conhece? é por isso que você lê o EBDP

Uma coisa curiosa é que, quando a gente chega pra morar num país diferente do nosso, uma das primeiras coisas que a gente critica é a comida desse lugar. Nada como a comida de casa. O Narciso acha feio o que não é espelho. Mas, no SMS, dá pra esquecer das saudades.

Dentre as diversas opções do menu, estão os já famosos bocadillos, bikinis e frankfurts, e os não menos populares crepes, que devem ser feitos pelas mãos dos deuses de tão maravilhosos que são. JURO, nunca comi nada igual! Uma massa leve e saborosíssima, com os mais diversos recheios, dulce de leche, jamón dulce, exóticos, vegetarianos. Eu diria que essa é a magia de Barcelona.

É um lugar que normalmente passaria longe. Freqüento todos los lunes y viernes. E deixando a phinesse de lado, parafraseando Jeremias, “Se eu pudesse, eu matava mais de mil.”

* Ana Carolina Almeida tem pedigree quatrocentão paulista. Papai é sócio de estilista famosa, e ela nunca usou uma calça com corte barato. Foi pegar o primeiro transporte coletivo quando foi viver na Europa e, para comprovar seu bom gosto, escolheu o irmão de L´Andreis para namorar.

17 Comentários

Arquivado em contribuição phina, correspondente internacional, lugares com PH

17 Respostas para “Cidades com PH: Barcelona

  1. Caroline Andreis

    phiníssima essa moça.

  2. Eu trocaria Barcelona por Paris, pela atmosfera geral da cidade, pela espontaneidade dos habitantes, pelo clima e a certeza de que a gente tem sempre algo interessante para fazer qualquer hora do dia/noite. É um dos poucos lugares onde eu penso que voltaria muitas vezes sem me cansar.
    Fiquei pouco tempo lá, mas a impressão que eu tive da cidade é a mesma que a Ana Carolina descreve: parece que cada cantinho tem algo de novo e a descobrir.

  3. Está inaugurada a seção “Cidades com PH”. Se alguém conhece uma cidade que tenha um cantinho inesquecível, glamouroso e muito phino, como o SMS Delicies, escreva pra gente, mandando uma fotinho, como fez a Ana Carolina. Agora não me venha com foto de cabine telefônica londrina… por favor!!!!!!

  4. Sobre Barcelona, ainda prefiro Madri. Sei que poucos vão concordar comigo, mas enfim. Post que dá vontade de voltar pra Espanha.

  5. Caroline Andreis

    Rafa, sou Madrid desde pequena. Cidade do signo de sagitário. Nunca me senti tão bem em um lugar.

  6. Ai, capaz! Tenho várias fotos do Big Ben, da London Brigde, da Tower Bridge, dos telefones ingleses… Só não tem foto minha invadindo campos de futebol e agarrando jogadores…

    Mas posso providenciar 😉

    What else?

    Rá!

  7. vivi

    “Agora não me venha com foto de cabine telefônica londrina… por favor!!!!!!”

    hahahahahahahaha

  8. O que sao frankfurts? Só conheco a cidade, onde moro…

  9. Caroline Andreis

    Oi Camila,

    Na Espanha eles chamam o pão com salsicha (o nosso cachorro quente) de frankfurt. Usam outros molhos e acompanhamentos, mas a salsicha está lá. =)

  10. Legal!!! Talvez tenha a ver uma salsicha, conhecida na Alemanha por “Frankfurter”. No Brasil a gente diferencia salsicha de linguica, mas aqui as duas atendem por “Wurst”, algumas delas recebem nomes das regioes de onde sao típicas – Frankfurter, Kassler, Thüringer. Obrigada pela resposta!

  11. Caroline Andreis

    Ah, que legal. Deve ser mesmo por isso.

    Se quiser escrever um post para o EBDP sobre Frankfurt, esteja convidada. =)

  12. elaine

    Nina, nao sabia que estava desvendando tao bem essa cidade maravilhosa. Claro, comida boa, né? hummmmm. Parabéns, teu texto merece bissss.

  13. Caroline Andreis

    Legal quando a mãe da pessoa elogia o texto da nora e ignora os da filha.

    =)

  14. Nina Almeida

    Ah Carol, mas a sua mãe já tá acostumada com os seus textos, né??

    Mas não liga não, pais e filhos sempre tem os seus issues!!

    By the way, um ponto a menos na escala da phinesse!! hahahaha

    beijos 😉

  15. Nina Almeida

    Rafa, ainda espero conhecer Madrid e sentir a vibe que você e a Carol sentiram. O problema é ir, amar e ter que voltar, hahahaha. Mas não tenha dúvidas, que assim que tiver a oportunidade, expresso minha impressão sobre a cidade 24h!

    beijos

  16. Nina Almeida

    Dany, sem dúvidas Paris é a Cidade Luz, funciona 24 horas e vai ter sempre algo a ser descoberto!!! Fui pra lá umas 3 vezes e não vejo a hora de ir a quarta, quinta, sexta… Mas pode crê, que assim que eu tirar tudo aqui de Barcelona, vou rumo a Paris para lá me estabelecer e nunca mais voltar!!

    beijão =)

  17. Caroline Andreis

    hahaha

    não te preocupa, nina, é só brincadeira.
    elogiar é minha família é me elogiar.

    bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s