O eroticamente artístico humor francês

"Francesa pagando peitinho? Ai, não aceito", diz Sean Pean, em versão gay
“Francesa pagando peitinho? Ai, não aceito, diz Sean Pean, em versão gay”

Por Dany Darko*

O César 2009 – o equivalente ao Oscar francês – aconteceu na sexta-feira passada, dia 28 de fevereiro, mas continua repercutindo por aqui a situação protagonizada pela comediante francesa Julie Ferrier. Ela foi chamada para apresentar o César de curta-metragem quando…

# Confira vídeo aqui

… ops, o seio da moçoila pulou para fora do vestido. Ela não percebeu, e o teatro inteiro quase morreu de vergonha alheia coletiva. Não fosse Emma Thompson se levantar de seu assento e socorrer a francesa, talvez poderia ser pior. Certo?

Não, não, errado. Para quem não percebeu (como eu, vocês e o resto do mundo não-francofone), tudo não passou de uma performance humorística. Julie Ferrier, na verdade, interpretava uma de suas personagens, Sandrine Mounet, que nada mais é do que uma loira-burra deslocada, que, segundo a autora, faz inocentes alusões ao sexo. Além disso, a francesa explicou que a intenção era fazer uma sátira daquele SuperBowl onde Janet Jackson mostrou suas peitcholas… em 2004.

Para piorar, ainda fiquei sabeindo que não é a primeira vez que Julie Ferrier mostra de propósito suas protuberâncias: parece que o recurso é frequente e que os franceses atoooran e morrem de rir.

Ahn… não entenderam? É, eu sei, eu também não. Nem depois de todas as explicações, sobra espaço para o riso amarelo e permanece aquele sentimento de inadequação. Além do que, vamos combinar, o SuperBowl fatídico foi há quase cinco anos, já passou da validade de fazer alusão a isso.

E alguém me explica do que tem de divertido em mostrar o téton desmilinguido daquele jeito e ainda mais na frente do Sean Penn? Crise de vergonha alheia ao quadrado!

Como já contei aqui no EBDP, o humor dos franceses é bagaceiro um tanto particular e, às vezes, bem out-phinesse. Por aqui, piada boa é qualquer uma que aborde situações com excrementos. Além disso, a nudez não é problema para eles: não tem nada de escandaloso em se pelar here, there and everywhere.

Segundo petit-ami, somos nós, brasileiros, que temos problemas com pelação. Diz ele que achou a interpretação à la pornochanchada 1970 de Julie Ferrier muito divertida. A imprensa francesa também aplaudiu a performance. Alguns sites chegaram a classificar como “eroticamente artístico”.

Désolée, pra mim, não passou de deprimente. Phina mesmo foi a Emma Thompson, que tem murcilha, mas também bom senso…

*Dany Darko nasceu em meio à putaria do Carnaval de Laguna (SC ), mas ainda não se acostumou com a francesada pagando peitinho em público. Fala sobre a comédia que é a sua vida privada e a dos franceses aqui, sempre às quartas.

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em correspondente internacional, Dany Darko, vergonha alheia

5 Respostas para “O eroticamente artístico humor francês

  1. “sátira daquele SuperBowl onde Janet Jackson mostrou suas peitcholas… em 2004”

    gente, como pode? tá bem que os frenceses são atrasadinhos em muitas coisas, e nisso consiste o charme dele, mas a inspiração foi deveras fora de foco. Não fui a favor.

  2. Aliás, até os filmes chegam atrasados aqui. Milk, por exemplo, só estréia hoje. E eu vou lá conferir o Chan Pen, mas com as peitcholas bem escondidas, né.

  3. Caroline Andreis

    Tá, mas me conta, a Emma também estava na combinação??

  4. Caroline Andreis

    Ah, e segundo o MANUAL DA VADIA NO CARNAVAL DA SAPUCAÍ, assinado por Ãngela Bismarck, artigo 69: “não mostrou o mamilo, não é peito de fora”.

  5. Carol: não, Emma também não entendeu.

    Manual da vadia no carnaval da Sapucaí: morri!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s