Ministério da Phinesse adverte: a França engorda

A nacionalidade francesa me garante esse corpitcho

A nacionalidade francesa me garante esse corpitcho

Por Dany Darko*

Não tem exceção ou fuga: todos os estrangeiros que colocam o pé na França engordam. Desde que cheguei, fui advertida e ouvi o drama de muitas criaturas que choram seus quilos a mais. Em média, o ganho de murcilha chega aos 5 quilos. O caso mais assustador é o de uma amiga marroquina que engordou 20 quilos em três anos de França.

E daí, quando a gente sai na rua e se depara com as francesas humilhantemente magérrimas, a gente se pergunta: Qué he hecho yo para merecer esto? Calma, gordinhos expatriados, eu respondo: é triste, mas o deslumbramento com a vida no exterior resulta o tilt na balança. Os nativos estão acostumados a comer foie gras, maigret de canard, e todas as receitas que levam batata, queijo derretido, creme de leite, manteiga e bacon frito. Quem vem de fora, NOT.

Então, amigos phinos, como nem tudo é um mistério da fé, listo os cinco principais motivos da engorda na França. E o lembrete de passar longe desses lugares se você não quer terminar como Isabelle Adjani.

Agora já posso trabalhar para o Almodóvar?

Agora já posso trabalhar para o Almodóvar?

1. Boulangeries: É o equivalente às nossas padarias, mas com muitas calorias a mais. Aqui, não se compra um pãozinho, mas uma baguete inteira – que é o que tem de mais básico. E daí que para rechear essa delícia, vai sempre o triplo de um sanduíche normal. As boulangeries também vendem os croissants, os pães d’épices (com frutas ou nozes), os pães de chocolate, etc, etc, etc. Mas não faz a menor diferença, porque é proibido também.

engorda!

engorda!

2. Patisseries: É onde se vendem os doces mais bonitos e açucarados do universo e geralmente onde a mulherada vende o corpo para o inferno. É lindo de ver, mas não é pra comer. « Ai, acho tão lindas as patisseries! Posso fazer uma foto na frente de uma delas? ». Sim, mas não divulgue depois e nem coloque no seu álbum do ORCUTI com uma legenda do tipo: « c’est chic ». Porque não é.

engorda!

engorda!

3. Fromageries: Em um país que tem 5 mil tipos de queijo, nada mais justo que ter uma loja onde só se vende esse laticínio, não? E nem tentem justificar o pecado dizendo que comprou um queijo magro, porque isso não existe na França. Mozzarella é motivo de piada aqui. Atente: alguns fromages têm denominações inofensivas como o queijo « mimolette »: são os mais perigosos.

engorda!

engorda!

4. Chocolateries: São as irmãs das patisseries. Depois de deixar o corpo lá, tem gente que vende a alma aqui. Existe uma a cada esquina, por isso, é preciso administrar a tentação. No máximo, compra uma caixinha pra levar de presente pra vó e zé fini c’est fini.

engorda!

engorda!

5. Caves: Não adianta se afundar na salada e EMBORCAR uma garrafa de vinho. O nono dizia que era saudável tomar uma taça por dia, eu sei. Mas os tempos eram outros, e naquela época todo mundo era gordo e feliz. Quer manter a forma com phinesse? Pede Perrier. « O champagne, Dany? ». ÓBEVEO que não, a água! O champagne é o Don Perignon, não confunda.

engorda!

engorda!

E se for mesmo abrir uma garrafa de Don Perignon, miliga que, compartilhando bolhinhas, eu também te ajudo a te proteger dessa ingestão calórica. Vocês sabem, estou sempre a serviço da phinesse.

*Dany Darko é magra e escreve aqui às quartas.

10 Comentários

Arquivado em correspondente internacional, Dany Darko, dica culinária, fica aí a dica

10 Respostas para “Ministério da Phinesse adverte: a França engorda

  1. Caroline Andreis

    amiga! que vida difícil. no tempo em que fiquei vivendo na Europa até emagreci porque era jovem e saltitante. mas nos EUA engordei como uma little pig (c) Alec Baldwin.

    doces, tudo culpa dos doces. já disse uma pessoa que eu conheço: “açúcar é o diabo cristalizado”.

    bjs

    c.

  2. *Dany Darko hoje faz as vezes do papai do céu: “não nos deixeis cair em tentação e livrai-nos do mal, amém”.
    Ótimo post e super gostoso tb!

  3. Rougée

    * Dany Darko é magra, embora se recuse a colocar no wikiphino uma foto sua antes e depois de ir morar na França. Espelho? Só para pentear as madeixas vermelhas e passar delineador.

    Ótimo post, Darko! E as fotos estão divinas! Me diz, existem quarteirões em Grenoble feitos só dessas lojinhas?

  4. Di

    Que delícia! Um post de dar água na boca…

    😉

    Beijo

  5. Colega maluca 1

    E esse biquíni branco da primeira-dama?

  6. O segredo é comer bem e pouco. Caminhar, caminhar, caminhar… E se vestir bem. É o mínimo.

    Dany, será que vai rolar nossos 3 ou 4 dias em Paris? Daí a gente canta na beira do Senna pós-show do Morrissey: “I’m throwing my arms around Paris”. Vai ser lindo.

  7. Colega maluca 1, sabe que também fiquei nervosa com o biquini branco? Fiz minha versão black para comparar. Mesmo magra e phina, acho que ela fica melhor de preto. Olha aqui

  8. Uma coisa é certa: se é para comer, que se coma o que há de melhor. Por que pobre é gordo? Porque só come porcaria. Come gordura hidrogenada, sorvete pura banha, biscoito recheado, pão bisnaguinha, queijo lanche, chocolate com mais açúcar do que cacau. Tudo da pior qualidade.

    Já os franceses (e italianos também) usam ingredientes de qualidade, perdem tempo preparando a comida e não têm as promoções “por mais 50 centavos leve a versão XXL do prato”. Para eles comer é um prazer sem culpa. E para nós a culpa ainda está no sangue…. infelizmente. E culpa também engorda!

  9. Ms.Riverside

    Não sei como na semana passada engordei 3kg nada phinos, acho que foi a mudança de temperatura!

  10. iuahiauhoiau… que ótimo o post!
    Adorei! Cômico! hahaha…

    Vou ver mais do blog 😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s