O nome é hoax e foi feito para (me) incomodar

Eram fofos demais para ser mentira

Eram fofos demais para ser mentira

Por L’Andreis*

– L´Andreis?

– Com quem eu falo?

– É sobre…

Foram mais de vinte telefonemas assim nas primeiras duas semanas. Mais outros dez na última. Eu já sabia do que se tratava pelo tom. Eram vozes formais, porém de quem não está acostumado a falar assim. Já sabia que não eram negócios. Alguns eram rudes e, obviamente, eu não dava explicação, só dizia que não sabia de nada. Para os mais educados, explicava toda a situação. Que começou assim:

Uma conhecida enviou-me um e-mail (para mim e toda sua mailing list). Eu estava no meio do trabalho, mas sempre me preocupo com bichinhos. Sei também que tem gente tola e má que usa fotos de animaizinhos para disseminar spams, hoax e vírus pela internet, por isso, ao invés de repassar a mensagem que dizia que se os lindos goldens não fossem adotados logo, seriam sacrificados, passei apenas para três pessoas. Estes, mesmo que fosse mentira, iriam cuidar de tudo e, mais importante, não iriam me importunar.

Passei o e-mail para meu pai, meu irmão e meu marido. O primeiro ignorou: ou era mentira ou ele não poderia fazer nada, já que não gosta muito de cachorro. O segundo, na Espanha, é dos meus, e começou a ver um jeito de exportar os bichos para Barcelona. O terceiro, mais ligado na rede, nem pensou duas vezes: reencaminhou geral.

O e-mail foi parar em duas listas de discussão. De lá, passaram para outras, e dessas para outros e ainda outras, chegando a pessoas que não me conheciam, mas que, ao ver na assinatura do e-mail meus dados, achavam que eu, logo eu, estava por assassinar os dourados cachorrinhos. E daí me ligavam sendo rudes. Outros, mais espertos, viam que eu só tinha sido ingênua e repassado um e-mail. Apenas um destes grupos desligava o telefone sabendo a verdade.

A história dos cachorrinhos golden retriever que teriam sido concebidos sem planejamento e, por isso, seriam mortos se não tivessem seu próprio pátio para correr, era uma mentira, um hoax. Não foi preciso ir muito longe para saber: na primeira lista para qual meu marido mandou a mensagem, já avisaram que isto estava circulando na internet há mais de um ano e os e-mails ali ditos como contatos dos donos dos cachorros eram de Portugal.

– L´Andreis

– Quem fala?

– Eu recebi um e-mail sobre uns cachorrinhos. Eu queria adotar. Tem teu nome lá!

– Eu encaminhei o e-mail, mas depois fiquei sabendo que é um hoax, uma mentira, um spam.

– Mas tem até foto! E teu nome tá lá, viu?

Era nesse momento que eu perdia a phinesse e dizia que não podia fazer nada, que não era comigo e que passasse bem. Alguns, mais sofisticados, entendiam o meu drama e riam comigo da situação. É o que eu espero que vocês também façam.

*L´Andreis ama bichos de paixão, mas come carne porque acha que ser chata e pedir prato vegan no churrasco é pior que tudo. Tem três gatos e uma cachorra espalhados por este Brasil. Morrerá velhinha com 18 gatos e 14 cães em um sítio por algum lugar do mundo que não seja nem muito frio nem muito quente.

11 Comentários

Arquivado em em defesa do phino animal, L’Andreis, lição de vida

11 Respostas para “O nome é hoax e foi feito para (me) incomodar

  1. tããããão bunitinhos! meu sonho de consumo é um pátio bem grandão e um labrador lindão desses!

  2. Di

    hahahahahahahahaha

    vamos rir para não chorar, né?

    Que confusão!

    Beijos e boa quinta…

    😉

  3. Todos os filhotes são fofinhos, não são?
    Quase adotei um chinesinho em Pequim.
    Era tão pequenininho que caberia na minha mala….

  4. Mas são tão fofinhos… rsrsrsrsr bjs

  5. putz, eu recebi e acreditei. mas não tinha a tua assinatura, se serve de consolo.
    aliás, qual a utilidade de mandar essa mentira, néam? tipo, se não tem um anexo, nem um clique aqui, não passa o vírus. ou passa?

  6. Acho que se a pessoa entra em contato por aqueles emails, eles devem no mínimo, usar o teu e-mail para enviar spam. É o que eu acho. Nao sou nenhum gênio (do mal) de TI. =)

    bjs

  7. Rafa bebeu na edição pois está atarefado com suas férias:
    – onde está peçonhas lee-se pessoas
    – onde está
    porque acha que ser chata é pior que tudo. Pede prato vegan no churrasco.

    deve estar:
    porque acha que ser chata e pedir prato vegan no churrasco é pior que tudo.

    Obrigada,

    L ´Andreis

  8. “achavam que eu, logo eu, estava por assassinar os dourados cachorrinhos.”

    Mas que fama, hein moça? Hahahahahaha. Morro! Mas sabe que tem um serial killer de gatinhos aqui em SP? Coisa muito das malvadas… Até matéria fiz. Tem muita gente do mal nesse mundo.

    Bjs.

  9. Isso que não me conheciam, imagina SE =)

    bjs

Deixe uma resposta

