Rio com phinesse

Rio = "catiguria"

Rio = "catiguria"

 

* Por L´Andreis

 

Todo mundo sabe que o Rio de Janeiro não é o lugar para buscar o phino. Por lá, o pessoal anda de havaianas como se fosse Louboutin, e o calor faz toda a casa e hotel parecer de praia do Rio Grande do Sul, varanda e azulejo sem pudor. Além disso, o ideal de beleza carioca é mulher-(fruta de sua escolha), esculpida para arrasar na calça da Gang e no fio dental (OMG!). Mas eu precisava mudar de ares no final de semana passado e São Paulo me obrigaria a festas que meu humor não comportava. Bora pro Galeão.

No Rio, tenho dois amigos phinos: um diretor da Globo que estudou comigo em Cuba e uma executiva da Endemol. Moradores da Zona Sul desde que ouviram a primeira bossa nova, eles não se imaginam em outro lugar e conhecem aquele ali muito bem. A primeira parada foi o Sushimar, na Gávea, perto da casa do meu amigo. Depois, fui me deparar com o Cristo por uma janela da casa dele, e beber vinho colocando o papo em dia. Era dia dos namorados e, lá fora, estava tudo lotado. Tinha convites para a Lapa, mas fila e empurra não eram a minha busca. Ficamos ali, entre o Cristo e uma ilustração original de Dalí, sendo phinos no Rio. Como era o primeiro dia, era de se esperar que eu escorregasse na phinesse no próximo. Enganou-se, bebê.

 

Dentro da exposição "Viagem Extraordinária" de YSL

Dentro da exposição "Viagens Extraordinárias" de YSL

 

Depois de dormir bastante, fomos até o CCBB ver a exposição Please, Rewind, do Michel Gondry, e (morram de inveja) a do Yves Saint Laurent. A primeira é dispensável, a segunda um monumento a tudo de bom. Ver as peças de alta costura de YSL, arrumadinhas pelos países que as influenciaram, faz a gente pensar em como toda a cultura pop ocidental foi influenciada por aquelas roupas, resultado das nossas diferenças com o mundo oriental. Lindo. Quem for não deve deixar de prestar a atenção nos sapatos, você pode estar usando algo muito parecido e não saber de onde veio.

Para completar o dia, peixe no centro velho e passeio de carro por tudo! E de noite, agora sim, Lapa? Nada! Teatro na Gávea, ver a doce montagem brasileira de Avenida Q. Teatro lotado de gente bonita e esperta. A peça meio que mexeu comigo, sabe? Daí fui pro hotel e, no domingo, compromisso familiar na chácara do tio em Itapecerica da Serra, onde eu abracei miquinhos (a coisa mais tropical da qual cheguei perto) e cachorrinhos.

E assim terminou meu final de semana na terra da caipirinha e das popuzudas: sem pompa, sem paetê, bem na minha. Não ouvi samba, não bebi cerveja na praia, não flertei com o time de basquete argentino que pegou vôo comigo, nem com os dinamarqueses Hells Angels que estavam no hotel. Tem vezes que todos os clichês de um lugar podem ficar fora do caminho da busca do phino.

* L´Andreis está em um momento mais bossa nova do que rock´n roll, mas chuta o banquinho e o violão por aqui toda quinta-feira.

4 Comentários

Arquivado em fica aí a dica, inspiração, L’Andreis, lição de vida, lugares com PH, trip phina

4 Respostas para “Rio com phinesse

  1. Morro com essa phinesse de texto e de comportamento no Rio e com a petulência de dispensar o editor mais uma vez.

    Ao mesmo tempo agradeço, porque os anjos estão à solta por Berlim. (Quero conhecer mais alguns.)

    Lindo, lindo! Adorei.

    Beijos do Rafa

  2. Caroline Andreis

    Amado,

    Só fiz o self-service pra te deixar aproveitar bem tuas férias. Assim que tu voltar, tudo muda. =)

    bjs

  3. Di

    “O Rio de Janeiro continua lindo…”

    E neste final de semana, mais phino!

    Beijos e boa quinta-feira moça…

    😉

  4. Caroline Andreis

    Obrigada, Di.
    =)

Deixe um comentário

