EBDP apresenta: música phina

Diga-me o que ouves e te direi quem és

Diga-me o que ouves e te direi quem és

*Por Vini

Diga-me com quem andas e te direi quem és. Todo mundo conhece esse ditado. Não discordo, afinal, a sabedoria popular tem muito a ensinar.

A máxima que rege a minha interação com meus pares é um pouco diferente. Diga-me o que ouves e te direi quem és. Sim, porque a música é a trilha sonora de nossas vidas. A música que você escuta é tão pessoal como sua escova de dentes e diz tanto como o seu guarda-roupa.

Eu posso não entender de muita coisa nessa vida, mas de música eu entendo. Então, dividirei com vocês, phinos leitores, artistas que me ajudam e me guiam nessa eterna busca pelo phino.

Morrissey

Ele é o eterno mestre de todos nós. A comunidade dos Smiths tem uma descrição simples, verdadeira e direta: “dedicated to the band who saved your life”. Porque ele tem as palavras certas para qualquer situação. Quem nunca curtiu uma fossa ao som de “Heavens knows I’m miserable now” ou ouviu “Ask” em momentos de empolgação adolescente ingênua? Phino eternamente, mesmo que sem Johnny Marr e na casa dos 50:

Róisín Murphy

Ex-vocalista do Moloko, do qual também fazia parte seu ex-marido, Mark Murphy. “Do you like my tight sweater?” foi o álbum de estréia da banda. De onde veio o título? Da cantada que Róisin deu em Mark assim que se conheceram. O casamento acabou, mas Moloko continuou com os compromissos profissionais até o fim. Róisín seguiu o exemplo de Morrissey e se jogou na carreira solo. “Let me know”, segundo single do álbum “Overpowered”, é phinesse do começo ao fim:

MGMT

Dois amigos de faculdade resolvem fazer música. Sim, amigos phinos, mais um duo no nosso top. A boa notícia é que eles apenas começaram. “Oracular Spectacular”, o álbum de estréia, é espetacular. O trocadilho é tosco, mas não menos verdadeiro. Reinventaram o indie. Reinventaram o psicodélico. Na onda, novos artistas surgiram, num pastiche do estilo, como o Empire of The Sun. São legaizinhos, mas Ben Goldwasser e Andrew VanWyngarden são muito mais bonitinhos.

Duffy

Amy Winehouse abriu o caminho para outras cantoras do movimento neo-soul. Duffy é mais comportada que Amy, fato. Mas Duffy tem personalidade e atitude com ph. Terminou um relacionamento e vai ficar chorando? Não, não, não, senhor. Siga o exemplo de Duffy e canalize sua energia em coisas mais produtivas, afinal “Rain on your parade” é a melhor break-up song de todos os tempos.

Kings of Convenience

“The music is too loud and the noise from the crowd increases the chance of misinterpretation. So let your hips do the talking. I’ll make you laugh by acting like the guy who sings, and you make me smile by really getting into the swing”. A letra é tão linda que me dá vontade de morrer de tão perfeito. O vídeo, sublime:

Melody Gardot

Ela sofreu um acidente que a deixou com seqüelas: hipersensibilidade em relação à luz, dores intensas e dificuldades de movimento em razão de múltiplas fraturas. Usa uma bengala e óculos escuros constantemente. O médico a encorajou a usar a música como terapia. O seu álbum mais recente é “My one and my only thrill”. O porquê do título? “Posso ter tido muitos amantes, mas a música é o único e grande amor de minha vida”.

*Vini é desajeitado e não tem coordenação pra tocar instrumento algum, mas, desde pequeno, rabiscava letras de música no caderno. Aos dois anos de idade, pediu pra sua mãe o LP ao vivo do RPM. Em vinil, claro.

PS: quem quiser assistir aos vídeos, clica duas vezes neles e confere pela página do YouTube.

5 Comentários

Arquivado em contribuição phina, fica aí a dica

5 Respostas para “EBDP apresenta: música phina

  1. Colega maluca 1

    oi, não conhecia varias das indicações, fui ver os vídeos com muita curiosidade, mas só um é possível.. os outros desativados no youtube

  2. Di

    Sábias palavras Vini!

    😉

    Boa quarta-feira pra ti moço.

  3. filipe

    na hora que abri o blog estava ouvindo MGMT!
    por alguns minutos, me senti mais fino.

Deixe uma resposta

