Pessoas com PH – Martín Sastre do it better

mamãe, quando eu crescer eu quero pegar o Martín Sastre

Eu era apenas uma pequena e rechonchuda aficionada por arte contemporânea (ainda sou?) quando conheci Martín Sastre em uma revista de museu. Me encantei pela ironia, pelo humor, pela acidez. A instalação era Rose Conspiracy, que conta como Lady Di não morreu, apenas foi viver no Uruguai com seu amante de 17 anos. A partir daquele momento, eu tinha o meu artista (de arte mesmo, não de palco e holofote) pop star, e ele era gato e latino.

Fiquei frente a frente com ele em Porto Alegre em 2008. Não só paguei pau na palestra-apresentação, como também o entrevistei para a Bravo! e ainda fiquei encarando a correntinha com pingente da Torre Eiffel que ele tinha no pescoço. Confesso que, no final da entrevista, eu já usava meu pouco conhecimento de psicanálise pra saber se o gajo era gay ou não, mas isso eu vou deixar pra vocês descobrirem.

Sastre X Sr. Bjork

Martín mora em Madrid [e no meu coração] e continua fazendo vídeos para os maiores e melhores museus e galerias do mundo. O que isso influencia na sua vida phina? Bom, primeiro, ele faz com que você possa assistir a um vídeo em museu sem encarar coisas chatas e descoladas da realidade como as que os videoartistas contemporâneos enfiam goela baixo nos curadores. (Em tempo, o arqui-inimigo de Martin é o Sr. Bjork, Mr. Matthew Barney).

Segundo: ele trabalha a latinidade da melhor forma possível, é um antropófago da cultura pop do nosso continente, nossa forma de arte mais verdadeira e, por incrível que pareça, original. E terceiro: quando você ia pensar que Madonna era mais latina que a descendente de árabes colombiana Shakira, hum?

No momento em que o EBDP se direciona para a expressão além da phinesse, minha coluna de hoje homenageia esse muso latino. Porque phino mesmo é ter ídolo gato, uruguaio e que trabalha pra Guggenheim. Martín Sastre é gente com ph.

*L’Andreis já foi artista, hoje prefere dinheiro [pero perder la ternura jámas]. Ainda pinta e borda sem ganhar um euro aqui toda quinta y siempre en lo twitter @carolandreis. Pra conhecer mais sobre Martín Sastre, acessa aqui.

1 comentário

Arquivado em fica aí a dica, Glamour consagrado, inspiração, L’Andreis, personalidade com PH

Uma resposta para “Pessoas com PH – Martín Sastre do it better

  1. “Madonna meets Hello Kitty” – MORRI DEZ VEZES!

Deixe um comentário

