Faxina da Phinesse – até Beyoncé faria

All the single ladies, faxinai

All the single ladies, faxinai

Tonha Fever*

Você compra seu apartamento, deixa ele com a sua cara e fica insuportável de tão monotemática. Um dia, quando já está cansando de comprar Casa & Jardim, recebe um telefonema que faz disparar instantaneamente seu grau de phinesse. Seu cafofo está cotado como locação para um seriado de emissora internacional.

E o que você faz na noite anterior à visita da equipe de produção, além de ir correndo contar para o Phino? Faxina, claro. Mas não qualquer uma. É a Faxina da Phinesse, útil não apenas para esses momentos de intenso glamour, mas sempre que a mulher moderna e independente precisa dar aquele tapa emergencial na casa em 15 minutos. Por exemplo, antes de receber as amigas para o clericot, o gatenho em prospecção ou – suspiro – a mãe.

Vamos supor que os leitores do Phino mantenham seu habitat minimamente habitável. Portanto, não é agora que você vai varrer a casa inteira ou passar pano no banheiro. Na Faxina da Phinesse, é tudo uma questão de foco. Então, vamos aos 5 passos do sucesso:

1) Garbage in, Garbage out

Esse era o jeito tão arrogante quanto inesquecível que a Monica Figueiredo, musa e responsável pela fase anos 90 da revista Capricho, tinha para dizer à equipe: “se vocês só consumirem besteira, só vão produzir besteira, portanto cuidem da cabeça, leiam, saiam na rua etc”. Mas aqui não estamos falando de ideias de pauta, e sim da aparência da sua casa. Portanto, comece recolhendo o lixo. Inclusive o reciclável, gata, porque ninguém merece tropeçar naquele litrão de Coca Zero que rolou no chão da cozinha. Aproveite para juntar folhetos e papéis soltos pela sala e empilhar as contas em um local seguro (e invisível).

2) Ensaboa mulata, ensaboa

Ok, você é humana e a louça acumulou de novo. Enquanto não aparecem investidores para este projeto, só existe uma solução: coragem. Respira, bota uma Beyoncé bem alto e vai. Não esquece de lançar mão do avental, porque lavar louça com pressa é pedir pra arruinar a produção.

3) As marcas de amor nos nossos lençóis

O quarto pode estar uma filial da Feira de Acari, mas se a cama estiver arrumada, a aparência geral vai ser de organização. Por outro lado, de nada adianta deixar tudo direito se a cama estiver bagunçada. Em caso de pressa extrema, estique o edredom por cima de tudo (essa técnica não vale para a visita da mãe, que perceberá a cômodos de distância). DICA BAFO: se a visita for daquele bofencosto que veio buscar o chinelo Rider que esqueceu na sua casa, desarrume a cama. Ele vai ficar se mordendo ao imaginar o que diabos você fez ali.

4) Abra a porta e a janela e vem ver o sol nascer

Se luz natural já favorece aquele autorretrato pro Orkut Facebook, imagina o que ela não faz pela sua casa. Disfarça as impurezas e destaca as melhores cores. Portanto, abra tudo e ainda faça a cool. Se for à noite, abra tudo e mais um pouco para ventilar. E para os vizinhos poderem ouvir e invejar sua conversa e trilha sonora.

5) Bete Balanço, por favor! Avise quando for a hora

Você não nasceu Do Lar, não leva o menor jeito pra organização, é esforçada mas simplesmente não tem o dom. Pode até arrasar nos primeiros passos da Faxina da Phinesse, mas para manter a geral em ordem, é indispensável Bete no mínimo a cada 15 dias. Só que conquistar uma Bete que cuide de você e da sua casa com amor, deixe bilhetes fofos, dê bronca com humor e que ainda traga Freixenet pra brindar o ano-novo não é pra qualquer um. Antes de tudo, é preciso cultivar um bom karma. Sorria, respire antes de xingar, trate as pessoas bem, seja um bom pedestre e bom motorista, não guarde rancor e leia o Phino diariamente.

*Tonha Fever acredita no poder da limpeza interna. Usou fluido Limpa Tudo na véspera de Natal pra deixar para trás as impurezas de 2009. E sabonete Pomba Gira na véspera do ano-novo, pra se sujar com phinesse em 2010. Lustra os vidros do Phino quando atinge alta pontuação na escala de dignidade. E bagunça tudo por aqui quando tem vontade.

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em contribuição phina, fica aí a dica, lição de vida

5 Respostas para “Faxina da Phinesse – até Beyoncé faria

  1. Reforço o que é incontestável: Beyoncé é a melhor trilha sonora para faxinar.

    Agora Tonha, tu quer que eu morra do coração com a tua DICA BAFO?

    Pronto, reli a dica e morri.

  2. O melhor de Tonha.
    Comovi antes de morrer.
    (L)

  3. vivi

    Eu Já Sabia (da produção, não da limpeza)

    um dia antes tinham vindo me perguntar no msn: tu é amiga da larissa magri (sic)?

    parabéns, lari, teu apartamento é mesmo lindo!

  4. “O quarto pode estar uma filial da Feira de Acari, mas se a cama estiver arrumada, a aparência geral vai ser de organização. ”

    Maior verdade ever.

  5. Di

    Arrasou nas dicas…

    e vamos combinar que todos já usaram a DICABAFO, né?

    hahahahahahahaha

    funciona horrores!

    😉

    Beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s