O que tirar do Brega

100% brega

* Por L´Andreis

Nestes tempos em que o Tecnobrega é tema de estudos mundiais sobre a nova economia, devemos lembrar que a phinesse muitas vezes pode nos afastar desta parte importante de nossa cultura popular. Sejam hits dos 80, do sertanejo, do pagode ou do brega pra valer, temos que torcer o braço com mangas bufantes e ombreiras: é muita poesia!

1. Temporal de Amor, Leandro e Leonardo

[Quando você chegar
Tira essa roupa molhada
Quero ser a toalha
E o seu cobertor
Quando você chegar
Manda a saudade sair
Vai trovejar, vai cair
Um temporal de amor]

Ai das figuras de linguagem que não são como essas pérolas. Como não se render a alguém que se compara a uma toalha e um cobertor? E como não filosofar perante a [manda a saudade sair]?

2.É o Amor, Zezé de Camargo e Luciano

[que faz eu esquecer que a vida é feita pra viver]

Queria deixar um abraço aqui pro seu Francisco, que viu o potencial desta música. Poucas frases já conseguiram expressar tão bem a alma do apaixonado-stalker. Aproveite a dica, linda, não deixe que o amor te faça esquecer que [a vida é feita pra viver].

3. Vou chorar, Leandro e Leonardo

[Vou chorar
Desculpe, mas eu vou chorar
Não ligue se eu não te ligar
Faz parte dessa solidão
Vou chorar
Desculpe, mas eu vou chorar
Na hora em que você voltar
Perdoe o meu coração]

Mais um sucesso desta dupla que só nos dava felicidade. A repetição do verbo ligar com dois sentidos diferentes prova o valor deste hit que já fez multidões chorarem.

4. Coração Pirata, Roupa Nova

Sou tão, mas tão fã desta música que não consegui eleger um trecho só.
[Sou amante do sucesso
Nele eu mando, nunca peço

Eu compro o que a infância sonhou
Se errar, eu não confesso
Eu sei bem quem eu sou
E nunca me dou!]

Analise o grau de sofisticação deste trecho: apesar de ser amante [do sucesso], a relação entre eles é SM, sendo ele, e não o sucesso, o masoquista, no qual ele manda e nunca pede. Sempre me comovo.

[Quando a paixão não dá certo
(Não há porque me culpar)
Eu não me permito chorar
(Já não vai adiantar)
E recomeço do zero sem reclamar
Quando a paixão não dá certo
(Não há porque me culpar)

Eu não me permito chorar
(Já não vai adiantar)
E recomeço do nada sem reclamar]

E só melhora. A Pitty e a sua projeção. (explicada pela terapeuta),  nem tinham nascido e Roupa Nova já entendia que o outro não gostar de ti não é sempre culpa tua, nêga.

5. Sonho Lindo, Tânia Mara

[Foi pensando só em mim
Que eu pensei só em você]

Quantos anos na terapia você passou pra entender que sua desilusão, paixão ou etc. eram apenas uma manifestação narcisista? Que era egoísmo seu mesmo?  Tudo isso porque você não ouviu direito o que Tânia Mara cantava.

6. Eu vou comer a Madonna, Leo Jaime

[Eu vou fazer buchicho
Eu vou dar trabalho
Vão dar fortunas pelo meu diário
A minha vida não vai ser bundona
Mamãe quando eu crescer…
Eu vou comer a Madonna
]

Este homem, este mito, não poderia ficar de fora desta e de nenhuma outra lista. Dizem que este LP era o preferido da dona Cristiane Luz, mãe de Jesus.

7. É imoral, é ilegal ou engorda, Leo Jaime

[É imoral, é ilegal
Ou engorda
Hei! Hei!
Será que tudo o que eu gosto
É imoral, é ilegal
Ou engorda]

Aqui este gênio prova seu valor mostrando seus estudos em Patologia, citando o livro Patologia Básica, de Robbins, que concorda que tudo que é bom na vida é ilegal, imoral, engorda ou é oncogênico.

*L´Andreis tira lições de vida de todos os tipos de vida, até dos sem phinesse.  Filosofa aqui toda quinta e esbanja poesia todos os dias no twitter @carolandreis.

5 Comentários

Arquivado em avisei que era bafona, É o Brasil!, L’Andreis, lição de vida

5 Respostas para “O que tirar do Brega

  1. Impossível não lembrar:

    Oh, I thought the world of you.
    (Oh, eu pensava tudo de bom a seu respeito.)
    I thought nothing could go wrong,
    (Eu achei que nada poderia dar errado, )
    But I was wrong. I was wrong.
    (Mas eu estava errada, eu estava errada. )
    If you, if you could get by, trying not to lie,
    (Se você, se você pudesse sobreviver, tentando não mentir,)
    Things wouldn’t be so confused and I wouldn’t feel so used,
    (As coisas não seriam tão confusas e eu não me sentiria tão usada, )
    But you always really knew, I just wanna be with you.
    (Mas você realmente sempre soube, eu só quero ficar com você. )

    Trecho de Linger, da banda The Cranberries, que faz show em SP nesta sexta e eu vou perder de aprender com o brega-chique-anos90-adolescente deles.

    Vocês já choraram muito ouvindo o grupo, confessem? E devem ter aprendido alguma coisa.

  2. clarissa

    estou em prantos aqui, assinando embaixo de tudo.
    obrigada

  3. Luciana

    aí eu me afogo num copo de cerveja

  4. sophia

    gata, o imoral ou engorda é do rei, RC em sua fase otima (la por 1967, sei la)

  5. Caroline Andreis

    Bá, verdade.
    Não quis ir atrás dos VERDADEIROS compositores, pq isso é mto phino.
    Taí, Leo Jaime só enbregou o rei.

    =*

Deixe uma resposta

