Tavi aos leões

De adolescente a ícône

De adolescente a ícône

Por Dany Darko*

A Vogue francesa de fevereiro trouxe uma reportagem com a norte-americana Tavi Gevinson – o novo ícône do mundo da moda, ou « a verdadeira estrela da fashion week [de NY] », como o jornal inglês The Guardian a definiu. Ao que parece, no fashion world, ela é unanimidade. Vocês ainda não sabiam? Nem eu.

Mas quem diabos é Tavi Gevinson? – vocês devem estar se perguntando. A matéria da revista francesa também responde: « é a pessoa que encantou Miuccia Prada, que cria projetos com Rei Kawakubo, assiste ao desfile de Marc Jacobs no front-row e conquistou milhares de leitores com seu blog ». Ahhhhhhh tá.

De fato, Tavi tem um blog legalzinho, o Style Rookie, como vários blogs de moda pelo mundo afora, que fazem compilações diárias do que acontece no fashion world, trazem dicas, fazem comentários, fotos, etc, e são, indubitavelmente, bem divertidos. Vale a pena visitar: http://tavi-thenewgirlintown.blogspot.com/ . Eu mesma confesso que sou frequentadora de vários desses sites – mesmo que eles não sejam liderados por ninguém no auge do estrelato, como a Vogue pinta Tavi Gevinson.

Porque, acalmem-se, Tavi não é estilista, não é modelo, não é nada além de uma adolescente blogueira. No futuro, quem sabe, ela será jornalista ou estilista ou fotógrafa – relata a revista que insiste em traçar um perfil glamouroso da pequena. Complexa? Indecisa? Gênia? Nada disso, o « mini-ícone US », (sic Vogue), tem apenas 13 anos de idade. E nada mais é do que uma adolescente de 13 anos de idade – por mais que a própria Tavi admita e a Vogue insista o contrário.

Acho lindo crianças talentosas e acredito, moderadamente, na precocidade. Também apoio, com orgulho, que a força criativa da humanidade venha majoritariamente da juventude, mas por que diabos a gente insiste em fazer deles um ícône do momento?


Nossa mini Lady Gaga despreza Tavi Gevinson

« Tavi cultiva seu senso da moda, através de um só estado de espírito: ‘As roupas, a maneira de as associar, é às vezes se divertir e passar emoções’ ». Muito profundo, para uma garota recém-saída da infância. Mas, apesar das declarações infantis, a Vogue insiste que a pequena não é uma adolescente ordinária: toda a inspiração de Tavi foi descoberta através da música, dos filmes e dos livros, além das ruas japonesas, dos anos 80 e de séries de televisão como Vogue, Pop e Dazed & Confused. Ainda não te convenceu que a pequena é o máximo? A mim, também não.

Última tentativa, então. Diz ainda a matéria: « Tavi gera tranquilamente sua vida de celebridade. Em sua escola, ninguém ainda a percebeu ». Jura? Por que será? (Talvez porque ela seja uma adolescente como qualquer outra?). Tavi explica: « Minha vida é supernormal. Não tenho nada a ver com a Hannah Montana ». Aham, entendemos. Mas a revista fecha o texto sedificando o que torna a menina tão especial: « com sua mini-altura, sua aura improvável e seus grandes óculos, Tavi vai em direção à moda (…). Deslocada, sarcástica, eminentemente simpática ».

Deslocada, sarcástica e eminentemente simpática também é a nossa mini Lady Gaga. E vê se ela mereceu três páginas da Vogue francesa.

Independente disso, é de uma crueldade imensa que o mundo precise criar esses pseudo-espetáculos de miniaturas pra endossar o freak-show que já é a nossa realidade. A gente não duvida que Tavi Gevinson ou mini Lady Gaga sejam futuros fenômenos da moda e da música, respectivamente. Mas antes que elas sejam devoradas pelos leões, seria possível, ao menos, demolir a arena?

* Dany Darko defende as injustiças do mundo aqui, sempre em nome da phinesse, às quartas.

2 Comentários

Arquivado em correspondente internacional, Dany Darko, moda versus phinesse, vergonha alheia

2 Respostas para “Tavi aos leões

  1. vini

    a mídia hoje cria, amanhã destrói.
    vide macaulay culkin no 82nd academy awards, com um rosto que parecia ter sido sugado por um aspirador de pó.
    dá dó.
    o blog da tavi é legalzinho, mas ela precisa trabalhar mais e ter idade pra ser uma estrela, né?
    e eu tenho preguiça da lady gaguinha, confesso.

  2. Caroline Andreis

    Diva, soh depois dos 30.
    😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s