Revendo o conceito de phinesse

óculos escuros na primeira fila? tão 2001...

óculos escuros na primeira fila? tão 2001...

Por Rafa*

Um phino é facilmente reconhecido de longe. Bem-vestido, mas sem afetação; tem andar discreto, porém firme; postura correta, sem parecer estar fazendo esforço. Nada tem a ver com óclão na primeira fila de desfile de moda, grifes estampadas nas roupas ou presença em camarote VIP.

Chegando mais perto, então, são poucos os que se salvam. Pele bem cuidada, bons modos à mesa, roupas no tamanho certo e ausência de barriga. Tudo isso ajuda a compor a personalidade de um phino, mas tem algo que é maior que tudo isso junto.

Phino que é phino tem que ter “leveza pra grupo”. Isso significa saber a hora certa para se manifestar ou, mais importante, reconhecer o momento de calar.

Nada tem a ver com “pura simpatia” ou falta de personalidade. Mais phino ainda é aquele que sabe ser firme e mostrar sua inteligência sem espalhar arrogância. Que sabe ouvir e opinar, mas sem parecer pedante.

Ter “leveza pra grupo” é chegar triunfal sem precisar que “seja um arraso”. É saber dançar e aparecer, sem a necessidade de parar no meio da roda e descer até o chão.

O conceito tem a ver com sorrisos sinceros, cordialidade e paciência. Passa longe de puxa-saquismos, de subserviência e de ataques histéricos.

Quem tem “leveza pra grupo” faz falta e certamente será chamado paro o próximo encontro. E nada será como deveria ser se essa pessoa resolver que os outros, desta vez, não estão dignos de sua companhia.

*Rafa aprendeu o conceito de “leveza pra grupo” com Nina, uma amiga elegante, inteligente e agradável, para quem dedica a coluna de hoje. Tenta ser leve, aqui, às segundas, e menos bruto, por aí, nos outros dias.

4 Comentários

Arquivado em lição de vida, Rafa, teoria da dignidade

4 Respostas para “Revendo o conceito de phinesse

  1. vini

    de fato, me sinto mais leve após ler o texto escrito tão suavemente. =)
    e concordo totalmente.

  2. Rafa tem uma super leveza para grupo e é phino mesmo porque escreve de um jeito delicioso, que não dá vontade de parar de ler.

  3. Gostei muito desse post.
    Nunca é demais lembrar que phinesse não está à venda, mas também não é gratuita.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s