Música para seus (phinos) ouvidos

Seriously: DON'T.

Por Vini*

De vez em quando, paro e penso no livre arbítrio. Não raro, chego à conclusão de que foi uma das grandes falhas da Criação. Tal assertiva é facilmente corroborada pela série de escolhas visivelmente erradas que as pessoas fazem cotidianamente. Ainda que exista uma área cinzenta, onde o certo ou errado são nubolosos, algumas situações são claras como água. Nessas horas, me questiono sobre onde estará o grande carimbo celestial vermelho dizendo “DON’T” em letras garrafais.

Semana passada, tivemos o exemplo maior disso. O retorno de Christina Aguilera em seu vídeo Not Myself Tonight. Não vou ficar batendo na tecla, porque este gravíssimo atentado à phinesse já foi debatido a exaustão em vários meios de comunicação. Claro que existem os pró-Xtina, os contra, e aqueles “who cares, she’s dead anyway” (bjomeliga, Rodrigo).

Sim, ela se autosepultou. Mas aí voltamos à questão do livre arbítrio. O ouvido é seu, os olhos também. Ninguém é obrigado a aceitar imposições das grandes gravadoras.

Não entendo porque Christina insistiu em copiar Madonna (com “Human Nature” e “Express Yourself”), Britney (“3”) e Lady Gaga (er, tão óbvio que me faz me sentir desconfortável só de falar). E a letra? “Não sou eu mesma essa noite?” “Quero pegar meninos e meninas?” Preguiça. Se você quer pegar meninos e meninas, pegue porque você gosta, não porque quer pirar o cabeção e fazer uma loucura pseudo drogas-sexo-rock’n’roll numa noite.

Quando a gente é menor, forçosamente é influenciado pela MTV. É praticamente uma Igreja Católica musical que nos dá o primeiro batismo.

No meu tempo, MTV era boa. Hoje dispenso. Porque se o canal chama Music Television, pressupõe-se, no mínimo, que vai falar de música. É tanto reality show pra adolescente desmiolado que nem me digno a saber mais. E olha que eu visitava todos os dias os sites da MTV USA, BR e Latina.

VH1 é bom. Música para os pós-adolescentes e adultos de toda espécie. Mas não aguento os reality e especiais. I’m a junkie, I need my music 24/7.

Lembra do livre arbítrio? Pois então. Para você fugir deste main stream louco, duas sugestões cibernéticas.

Last.fm. http://last.fm

A melhor rede social do cosmos. Você baixa um aplicativo no seu pczinho. Toda vez que você ouvir música, é feito um scrobble da faixa. Tudo que você escuta fica listado no seu perfil. Assim você tem tabelas organizadas por faixas, artistas e álbuns do que você escuta. Os usuários colocam informações sobre os artistas, no melhor estilo wikipedia. Fotos, imagens e tudo mais. Além disso, há um serviço de rádio (hoje pago, infelizmente), nível de compatibilidade com seus amigos, vizinhos (outros usuários com gosto musical semelhante) e indicação de artistas parecidos aos que você escuta.

Hype Machine http://hypem.com

Faixas que são colocadas em blogs do mundo todo, em um só site. Você consegue pesquisar, ouvir faixas recently blogged, achar links para download e tudo mais. O áudio funciona em um player no próprio site, em streaming. Também tem histórico e você pode favoritar faixas, tal como last.fm. E agora, você consegue fazer scrobble no seu last.fm das faixas que aqui escuta.

Sites que já estão no mercado há um tempo. Mas só outro dia eu descobri as maravilhas do HypeM. Censurei profundamente um amigo que conhecia e não tinha me apresentado. E ainda me ironizou pq há “séculos” já estava no ar. Egoísta ele.

*Vini escuta música o dia todo, o dia inteiro, 24/7 e compõe versos não musicais aqui, às terças-feiras.

1 comentário

Arquivado em fica aí a dica, vergonha alheia, Vini

Uma resposta para “Música para seus (phinos) ouvidos

  1. Xixina não me choca mais: tem piores.
    Tipassim : http://www.youtube.com/watch?v=q35HMxLMb1U
    Beijos, Vini!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s